O 30.º Encontro Ibérico para o Ensino da Física, em Lisboa, integrado na FÍSICA 2020, irá decorrer de 2 a 5 de setembro de 2020, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. NOVOPara efeitos de acreditação (19h) os professores do ensino básico e secundário têm obrigatoriamente de se inscrever como professor do Ensino Básico e Secundário (de acordo com as orientações de junho de 2020 do CCPFC, esta acreditação pode ser presencial no dia 2 e ZOOM nos dias 3, 4 e 5 de setembro) No programa estão incluídas doze oficinas, com componente prática, que funcionarão paralelamente em grupos de seis. Para ver a distribuição temporal (programa) das oficinas clique em: https://fisica2020.spf.pt/programa. A duração de cada oficina é de 2,5 horas. Para efeitos de acreditação os professores deverão inscrever-se obrigatoriamente em 2 oficinas (5h) e assistir às plenárias e paralelas da Conferência. Este formulário não realiza a inscrição no encontro, que tem de ser feita na seguinte plataforma: https://fisica2020.spf.pt/inscricao Há 2 a 10 inscrições extra, para dia 2, a ser certificada como Ação de Curta Duração. Criar sons: o sintetizador digital no ensino das ondas Na aprendizagem das ondas no Ensino Básico e Secundário, o som e as suas características – altura, intensidade, timbre, velocidade – são alguns dos principais temas estudados, dada a facilidade de relacionamento dos conceitos com fenómenos do dia-a-dia. São também abordadas as ondas harmónicas e complexas, sendo feita a relação com os instrumentos musicais. Contudo, é difícil os alunos poderem realizar independentemente experiências com diferentes tipos de ondas, alterá-las e compreender o resultado, dados os equipamentos normalmente requeridos. Por outro lado, a música eletrónica é um dos géneros musicais mais populares entre adolescentes, e atualmente conseguem criar-se sons originais usando o computador pessoal e software de fácil aprendizagem. Desta conjugação resulta um forte fator de atração para motivar os jovens na exploração experimental do som e das ondas, quer em contexto de aula, quer autonomamente, sozinhos ou em grupo. Nesta oficina prática abordamos a utilização de sintetizadores digitais para a exploração sonora. Serão apresentados os principais conceitos necessários para a síntese de sons – osciladores e ondas, filtros e frequências, envelopes e efeitos. Aplicando estes conhecimentos, cada participante terá oportunidade de desenhar um conjunto de sons e criar uma sequência rítmica. Para participar nesta oficina é essencial o uso de computador portátil e a pré-instalação de software (gratuito). Para instruções detalhadas ver: https://bit.ly/32HcLpf Arduino no Ensino da Física A diminuição generalizada do custo da electrónica levou ao aparecimento de sistemas de controlo de muito baixo custo, porém com uma potencialidade de aplicação prática muito interessante. O exemplo mais conhecido é a família de cartas "Arduino", cujo uso pode ser encontrado quer em aplicações "amadoras" quer em instalações industriais. Nesta Oficina pretende-se apresentar os aspectos fundamentais do hardware e do sofware do Arduino, e iniciar os participantes na utilização do Arduino, mostrando como estes sistemas podem ser usados para automatizar tarefas comuns em laboratórios de Física, e exemplificar no Oficina essa utilização através da leitura de sensores de temperatura, ou outros, e da transmissão de informação através de dispositivos simples (LEDs ou barras de LEDs). Para participar nesta oficina é essencial o uso de computador portátil Medir o valor do campo magnético com uma agulha Algumas unidades são-nos intuitivas porque com elas lidamos no quotidiano. Outras são mais dificeis de intuir porque medem grandezas não correntes. Apesar do sentido e direção do campo magnético terrestre ser evidente para todos graças à utilização da bússola já a sua medida, com a determinação do seu valor em Teslas, passa completamente despercebida. Nesta oficina propomos uma experiência simples com material corrente que permite determinar o valor da componente horizontal do campo magnético terrestre com uma precisão razoável usando uma simples agulha e uma bobina de Helmholtz artesanal. Para participar nesta oficina é essencial o uso de computador portátil VLAB-FIS: Uma proposta diferente para o ensino experimental da Física O trabalho experimental é fundamental para motivar os estudantes à ciência, alavancar o aprendizado e também desenvolver habilidades de procedimento. Sabe-se que estas atividades melhoram as atitudes e o interesse em relação à ciência, mas os estudantes devem estar preparados antes de ir ao laboratório para realizar com êxito as experiências. Dentro desse contexto surge o projeto VLAB-FIS, que está baseado em vídeos introdutórios para fornecer uma visão holística das atividades a serem realizadas, que permite aos estudantes entender os princípios das montagens experimentais e os objetivos conceituais correspondentes. A abordagem é complementada por gravações em vídeo e simulações computacionais pedagógicas, visando com esses recursos digitais contribuir para a aprendizagem de todos os estudantes num contexto laboratorial usando uma linguagem mais familiar para a geração atual. Deste modo, considerando a importância dessas ferramentas, nesta oficina vamos apresentar vídeos e simulações do Projeto VLAB-FIS para atividades experimentais do 10º e 11º ano do Ensino Secundário, com o objetivo de familiarizar os professores da área das Ciências Físico-Químicas com estes recursos digitais. Espera-se que o projeto colabore para que professores tenham a sua ação pedagógica mais facilitada e além disso contribua na aprendizagem dos estudantes num contexto laboratorial. Para participar nesta oficina é essencial o uso de computador portátil |
Raios Cósmicos - Mensageiros do Universo
Formador: Pedro Abreu
Nesta oficina será apresentada um palestra sobre Raios Cósmicos, seguida de uma demonstração de uma Câmara de Nuvens, que pode ser replicada na Escola com material apropriado.
Clima e Alterações Climáticas
Formador: Rui Salgado e Maria João Costa
Tópicos a abordar
Actividades
Para participar nesta oficina é essencial o uso de computador portátil
Ferramenta para explorar a queda num fluído: paraquedas, pessoa ou esfera
Formador: Rui Agostinho
Desenvolveu-se uma ferramenta em Mathematica que é interactiva e que permite visualizar
os parâmetros do movimento de queda vertical dum corpo dentro dum fluido. São sempre apresentados
os gráficos da "altura vs tempo" e da "velocidade vs tempo", com alguns valores numéricos
inscritos: aceleração g-impulsão, tempo de queda, velocidade terminal e número de Reynolds.
Podem escolher-se três corpos diferentes para largar:
- um CanSat com paraquedas,
- uma pessoa em queda livre, queda a pique ou em paraquedas,
- uma esfera de aço ou plástico a cair no ar, água ou glicerina.
- (um ET a surfar nas nuvens de Júpiter... em desenvolvimento).
Pode escolher-se a queda na Terra ou em Marte, desligar o atrito aerodinâmico para mostrar
uma queda livre pura, desligar a força de impulsão, alterar parâmetros como massa, diâmetro,
velocidade inicial e o coeficiente de atrito aerodinâmico Cd.
Para participar nesta oficina é necessário a utilização dum computador portátil com um com o software Mathematica Player INSTALADO (grátis, da Wolfram).
Atividades Laboratoriais Promotoras de Auto-Aprendizagem
Formador: José Manuel Lopes
Nesta oficina apresentam-se atividades laboratoriais promotoras de aprendizagens ativas, colaborativas, envolventes e autónomas na temática eletricidade e dedicadas aos 9º e 10º anos de escolaridade. Os participantes poderão explorar diversas atividades relacionadas com os respetivos currículos. Nestas atividades utilizam-se, sempre que possível, materiais simples e de baixo custo, muitos deles passíveis de reprodução nas escolas.
STEM no Ensino da Física
Formador: Mónica Baptista e Iva Martins
A Educação STEM tem ganhado espaço, nos últimos anos, no campo da investigação, e é claro o interesse da comunidade científica por esta área. São diversos os estudos existentes sobre os benefícios da Educação STEM, levando os alunos a interessarem-se pelas disciplinas STEM, nos ensinos básico e secundário, a seguirem carreiras em áreas STEM e a realizarem aprendizagens. Esta oficina pretende dar a conhecer resultados do Projeto “Let’s GoSTEM: Abordagem STEM e sua influência nas aprendizagens de Física, interesse e motivação”, financiado pela FCT (referência PTDC/CED-EDG/31480/2017), no qual foram desenvolvidas várias atividades STEM para o ensino de vários tópicos da Física, desde o 7.º ano ao 12.º ano de escolaridade.
Voz em Sala de Aula
Formador: Marcantónio del Carlo
O que é a voz? O que é que os outros ouvem de nós? O que é que nós ouvimos dos outros?
Porque não há estrelas verdes?
Formador: Alexandre Costa
A evolução estelar é o conjunto de processos através dos quais uma estrela vai mudando ao longo da sua vida. Esta área estuda as alterações sofridas pelas estrelas, desde o seu nascimento, ao longo da sua vida, mais curta ou mais longa, até à sua morte. Para compreender essa evolução analisam-se diversas características das estrelas, tentando obter correlações entre elas. Assim, verificámos que à medida que a temperatura superficial aumenta a cor passa sucessivamente por vermelho, laranja, amarelo, branco e azul.
Através de 12 demonstrações experimentais e da construção de um espetrómetro de custo inferior a 1 euro, iremos analisar a radiação estelar e a evolução da mesma ao longo do diagrama de Hertzsprung-Russel, na perspetiva da sua utilização em sala de aula.
Para participar nesta oficina é essencial o uso de computador portátil